Como ser mais criativo?
O que é a criatividade?
Em termos simples: é a capacidade que o indivíduo tem de criar algo.
Todos nós possuímos a criatividade, mas muitas vezes bloqueamos essa capacidade que temos de criar com algumas ações.
Nesse post, vou apresentar umas dicas para que possamos aflorar mais esse senso criativo em nossa mente.
Não criaremos nada do nada
Perdemos muito tempo pensando e acabamos nos frustrando buscando criar algo que ainda não existe. Não é bem assim, o conceito da criatividade é: criarmos coisas novas com base naquilo que já foi criado. Para criarmos algo que ainda não exista, acredito que precisamos estar num nível muito além da criatividade que temos agora.
Então pense em algo em que você gosta e busque tirar novas visões e versões disso. Seria como assistir um filme que você gostou muito e fazer a sua versão da continuação, só que com tudo aquilo que você acredita ser melhor para a história. Com esse exemplo, você usou a criatividade para criar algo novo com base no que já conhece.
Diminua os estímulos
Bombardeamos nosso cérebro a todo momento com diversos estímulos e isso faz com que não tenhamos a oportunidade de aguçar a criatividade. Os estímulos mais comuns que temos hoje são os eletrônicos , as vezes não desgrudamos da telo por muito tempo, nesse momento mesmo estou digitando tudo na tela do meu tablet usando minhas anotações físicas. Mas o ponto aqui é; precisamos nos dar a oportunidade do tédio. São nesses momentos que a nossa mente começa a imaginar e a criar. De início não é fácil acostumar, pois como já havia mencionado, acostumamos o nosso cérebro a estímulos a todo momento e deixa-lo sem causará a abstinência fazendo com que torne algo massivo. Mas fazendo isso sempre, conseguiremos acostumar bem.
Não tenha medo ou limite-se a criar
Quando as ideias começam a surgir em nossa mente finalmente passamos a reconhecer a nossa criatividade e após isso, ainda precisaremos lutar contra as limitações que acabam surgindo nesse processo.
Saiba que deixamos muitos projetos para trás por questão de limitações que não buscamos contornar em nosso processo criativo. Essas limitações podem ser de recursos financeiros, instrumentos e etc.
Precisamos aprender a criar com aquilo que temos! É no pouco que precisamos usar a nossa criatividade para fazer o muito.
"Dizer a si mesmo que tem todo o tempo do mundo, todo o dinheiro do mundo, todas as cores na paleta, qualquer coisa que quiser - isso só mata a criatividade."
-Jack White
A restrição pode lhe levar a sua melhor criação. Aprenda a reverter as restrições e não tenha medo de criar por não ter capital, tanto tempo e etc.
Espero que essas dicas possam lhe ajudar nessa jornada em busca da sua criatividade. Sinta-se livre para compartilhar suas ideias e até mesmo seus projetos.
Participar da conversa